![]() |
Foto: Cartório Eleitoral de Mandaguaçu/Jardim Mônaco |
Mais de 350 mil eleitores no Paraná correm o risco de ter o Título de Eleitor cancelado caso não regularizem sua situação eleitoral até o dia 19 de maio. Entre eles, eleitores de Mandaguaçu podem ser afetados por essa medida, que se aplica àqueles que não compareceram às urnas nos últimos três turnos, não justificaram as ausências e não pagaram as multas correspondentes.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores faltosos devem regularizar sua situação para evitar o cancelamento do Título. No estado, Curitiba é a cidade com o maior número de eleitores pendentes, somando 66.703 faltosos, seguida de Londrina, com 23.678 eleitores irregulares.
Vale destacar que o cancelamento do Título Eleitoral não se aplica a eleitores para quem o voto é facultativo, como é o caso de pessoas com mais de 70 anos e aquelas que não são alfabetizadas.
Como verificar sua situação?
Para saber se seu Título de Eleitor está regular, basta acessar o site do TSE e consultar a situação eleitoral. Além disso, os eleitores de Mandaguaçu podem conferir o anexo do edital no Cartório Eleitoral da cidade, localizado no Jardim Mônaco. Caso o nome conste na lista de pendentes, é necessário regularizar a pendência efetuando o pagamento das multas até o prazo final, 19 de maio, para evitar o cancelamento do documento.
Como pagar a multa?
O pagamento pode ser feito por meio do autoatendimento, pelo aplicativo e-Título ou presencialmente no Cartório Eleitoral de Mandaguaçu (por emissão de boleto, Pix ou cartão de crédito). A multa eleitoral tem o valor de R$ 3,51 por turno e deve ser quitada até o dia 19 de maio deste ano.
O registro de quitação ocorrerá após a baixa do pagamento, o que pode levar alguns dias. Caso o eleitor declare impossibilidade de saldar o débito, a juíza ou o juiz eleitoral poderá dispensar a multa.