![]() |
Foto: Ilustração/Colégio Estadual Parigot de Souza de Mandaguaçu |
Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de Mandaguaçu e cidades vizinhas já podem pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. O prazo vai até sexta-feira, dia 25 de abril, e o pedido deve ser feito exclusivamente pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
A isenção é voltada para:
- Alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular;
- Quem tem cadastro no CadÚnico, com renda familiar baixa;
- Participantes do programa Pé-de-Meia, que já recebem apoio do governo federal.
Mesmo com a isenção aprovada, o estudante ainda precisa realizar a inscrição no Enem, quando o período for divulgado pelo Ministério da Educação.
Faltou no Enem 2024? É preciso justificar
Quem conseguiu a isenção no Enem 2024, mas não compareceu aos dois dias de prova, precisa justificar a ausência para ter direito à isenção novamente em 2025. O prazo também termina em 25 de abril.
Apoio gratuito para os estudantes
Para ajudar na preparação, o Governo do Paraná lançou a plataforma digital Enem Paraná, voltada especialmente para os alunos do ensino médio da rede pública. O recurso é gratuito e pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador. Ele oferece simulados, videoaulas, exercícios e trilhas de estudo adaptadas ao ritmo e ao estilo de aprendizagem de cada aluno.
A expectativa é que muitos jovens de Mandaguaçu, Maringá e demais municípios da região participem do Enem 2025 em busca de uma vaga no ensino superior, seja por meio do Sisu, Prouni ou outras formas de ingresso.